- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Uerj realiza seleção: vagas remanescentes no Campi Zona Oeste
De acordo com o edital, pode se candidatar quem participou das edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022 do Enem, com nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação.
Os interessados devem se cadastrar no portal do Vestibular, preencher o requerimento e informar se desejam concorrer às vagas reservadas. É necessário o envio do boletim de notas do Enem, via sistema, até o dia 10 de maio. O documento pode ser resgatado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Oportunidade para refugiados
Nesta edição, a seleção destina uma vaga em cada graduação para refugiados domiciliados no Rio de Janeiro. A regra é válida para cursos com mais de uma vaga de ampla concorrência e segue a autorização da Lei Estadual nº 9.668/2022. Serão contempladas pessoas que saíram de seu país de origem em virtude de crise humanitária ou grave violação de direitos humanos.
Para o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, a novidade é o ponto de destaque neste Vestibular. “A vaga para refugiados atende a uma lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que autoriza a Uerj a oferecer vagas remanescentes para esse público. Isso representa um acolhimento importante da Universidade e do país a esse grupo de pessoas”.
Sistema de Cotas
Os candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.980,00 podem concorrer ao sistema de cotas estabelecido pela Lei Estadual 8.121/2018. São 20% das vagas para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes que completaram o ensino médio na rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Toda a documentação comprobatória exigida pode ser consultada no Anexo II do edital.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Até o dia 10 de maio, haverá também atendimento pelo telefone, em dias úteis das 10h às 16h. Os números são 2334-0003, 2334-0004, 2334-0020 e 2334-1106.
Confira a lista dos cursos oferecidos:
Ciências Biológicas
Engenharia de Materiais
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Produção
Tecnologia em Construção Naval